Projeto Arte na Escola

"O Projeto Arte na Escola, polo UFPEL propõe a capacitação dos professores e alunos de arte das redes de Ensino de Pelotas e Região, através de Seminários, Grupos de Pesquisas, Palestras e Oficinas, ações que promovam a reflexão e aplicação de novas práticas educativas no ensino de arte."

domingo, 17 de julho de 2011

Comunicadores do II Seminário Ensino de Arte

Segue a lista dos Comunicadores que foram, até o presente momento, aprovados pela comissão.

Ainda NÃO FORAM TODOS AVALIADOS, por favor aguardem atualizações.

Comunicadores por ordem Alfabética

1 - Amanda Ribeiro Corrêa

Um olha de fora – análise do contexto escolar a partir de experiências vivenciadas nas práticas de estágio do curso de Artes Visuais – Modalidade Licenciatura, UFPel.

2- Ândrea Fonseca Guerreiro; Dionata Oliveira Lopes; Ingrid Silva Duarte e Vanessa Caldeira Leite

Projeto Teatro nas escolas : Construindo uma escola aberta para a Arte e Cultura.

3- Adriana Nunes; Hélcio F. Barbosa Junior; Jandira D. S. Brito; Maicon F. O. Barbosa; Tainara U. Freitas e Taís Ferreira

TEATRANDO NO PIBID

4- Andressa Lopes e Vanessa Caldeira Leite

O Projeto teatro nas escolas: Na escola especial Alfredo Dub.

5- Adriane Schrage Wächter

A presença do gênero Natureza-Morta nas obras dos Artistas Jean Baptiste Debret. Antia Malfatti e Regina Silveira em perspectiva comparada: Uma reflexão sobre a História da Arte no Brasil.

6-Bianca Ebeling Barborsa; Graziele Soares de Barros e Vanessa Caldeira Leite

Jogando com o corpo disciplinando.

7- Carolina Ferreir; Hélcio Fernandes; Lucia Berndt e Murilo Furlan

Subsídios para a Formação de um Grupo de Teatro na Escola.

8- Cleber Palma-Silva; Mara Rosana Leston Cezar; Claudio Rossano Trindade Trindade e Sabrina Amaral Pereira

“Ondina em defesa das águas” – O teatro do oprimido como ferramenta pra uma educação ambiental dialógica.

9- Cristine Tedesco e Rejane Barreto Jardim

História e Artes: Possibilidades de ensino.

10 - Dihony Correa

Experiência de práticas e envolvimento: O trabalho com a História e Arte na perspectiva de superação das metodologias tradicionais na escola.

11- Eva Regina E. V Lemos e Angela Maria F.Garcia

Transdisciplinaridade na concepção de Morin.

12- Fabiane Tejada da Silveira; Celio dos Santos Soares Jr e Lucia Elaine Carvalho Berndt

O diálogo do Espect-Ator: Experiências no Projeto Teatro do Oprimido na Comunidade.

13 - Flávio João Forlin e Mirela Ribeiro Meira

A natureza como experiência estética na expressão artística.

14 - Francesca Batista de Azevedo

O Padre e a Moça vão à escola: uma confissão do cinema e da literatura.

15- Juliano Silva Petitot e Amanda Ribeiro Corrêa

Conhecer o design como forma de aproximação com a cultura visual.

16- Lílian Aires Schwanz e Amanda Ribeiro Corrêa

Sensibilização do olhar no ensino da arte: uma experiência com novas mídias.

17 - Luana Alt, Erika Romaniuk, Morgana Santos e Eduarda Gonçalves

Projeto Rumos Artes Visuais: Cartografia de um curador em Pelotas.

18 - Luciana Lima Batista e Verônica da Silva Cunha Cavati

Metodologias para o Ensino da Arte – Explorando o mundo do possível.

19 - Mara Rosana Leston Cezar

A produção cinematográfica em sala de aula como mediadora do processo de emancipação e assunção identitária do educando: Relato de experiências em oficinas de Arte-Educação.

20 - Paula Pereira Pinto; Ursula Rosa da Silva e Maristani Polidori Zamperetti

Experiência Estética e estésica com Crianças: a importância da Sensibilização pela arte.


21 - Tamires Xavier Soares; Letícia Brito e Rejane Barreto

As Mudanças nas Entrelinhas da Arte: DO MEDIEVO À MODERNIDADE

22 - Tiarles Macedo Rodeguiero e Neiva Maria Fonseca Bohns

O RPG na educação: Uma atividade possível para o professor de arte do ensino médio em uma escola pública federal de Pelotas?”

Um comentário: