Projeto Arte na Escola

"O Projeto Arte na Escola, polo UFPEL propõe a capacitação dos professores e alunos de arte das redes de Ensino de Pelotas e Região, através de Seminários, Grupos de Pesquisas, Palestras e Oficinas, ações que promovam a reflexão e aplicação de novas práticas educativas no ensino de arte."

terça-feira, 8 de setembro de 2015

GRUPOS DE TRABALHO - II SEMINÁRIO INTERNACIONAL ENSINO DA ARTE: CULTURAS E PRÁTICAS DO COTIDIANO

15/10
GT.1- Corpo como objeto e suporte da arte: estratégias de ensino e poéticas inclusivas

Este grupo de trabalho pretende suscitar reflexões, promover debates, bem como dar visibilidade aos projetos de ensino e pesquisa em torno do corpo na arte. Compreende diferentes perspectivas e abordagens presentes em representações e performances do corpo nas esferas discursivas das artes visuais, cênicas e musicais, literatura e mídias em geral.
(Nádia Senna/ Daniela Castro)


GT.2- Dispositivos de compartilhamentos da arte: experiências poéticas e pedagógicas.

Este grupo de trabalho reúne produções e experiências com dispositivos móveis e espaços de apresentação não convencionais, instaurando novos modos de ver, perceber e entender a arte e as relações híbridas que se estabelecem seja por deslocamentos, diálogos e interações. 
(Duda Gonçalves)

GT.3- Experiências de formação e práticas educativas.

Este grupo de trabalho pretende promover o debate sobre o Ensino das Artes como possibilidade educativa do sensível, a partir de práticas e experiências vivenciadas nas escolas e em outros espaços educacionais, compreendendo diferentes linguagens da arte e/ou intersecções voltadas para a os níveis fundamental, médio e superior. 
(Maristani Zamperetti)


16/10

GT.4- Patrimônio, memória e culturas híbridas em sala de aula.

O termo culturas híbridas está associado ao processo de rompimento das barreiras entre o tradicional e o moderno, o culto e o popular entre outras oposições binárias. O presente GT tem por objetivo acolher trabalhos que apresentem tais ressignificações a partir de pesquisas e relatos de experiências que discutam as possibilidades de uso do conceito de culturas híbridas no ensino de arte. Também serão aceitos trabalhos que estabeleçam discussões sobre memória e patrimônio.
(Caroline Bonilha)

GT.5- Arte e sustentabilidade: processos criativos e educativos.

Este grupo de trabalho compreende pesquisas, propostas artísticas e pedagógicas, relato de ações e vivências poéticas que põem em movimento uma reflexão crítica sobre a sustentabilidade da vida, nossa relação com a natureza, a ecologia e o meio ambiente em nossa contemporaneidade. Discutiremos trabalhos que indaguem sobre: táticas de reaproveitamento de materiais e objetos encontrados no espaço urbano ou natural; formas de Arte de Manutenção; a documentação poética de processos entrópicos do meio ambiente/paisagem; a criação de modos e táticas de viver ecológicas; propostas colaborativas em prol da sustentabilidade. É nossa intenção promover o debate e o intercâmbio com pesquisadores, artistas e professores em torno das questões da arte e o meio ambiente, buscando soluções, conscientização,  sensibilização poética e a criação de modos de viver e pensar mais sustentáveis. 
(Alice Monsell) 

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