Projeto Arte na Escola

"O Projeto Arte na Escola, polo UFPEL propõe a capacitação dos professores e alunos de arte das redes de Ensino de Pelotas e Região, através de Seminários, Grupos de Pesquisas, Palestras e Oficinas, ações que promovam a reflexão e aplicação de novas práticas educativas no ensino de arte."

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Conhecer para olhar com gosto - Exibição de vídeos de artistas contemporâneos




Exibição de vídeos de artistas contemporâneos ocorrida no dia 07/07 no auditório do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, a sessão contempla três artistas que têm obras expostas na Mostra “Acervo de Arte Contemporânea – Conhecer para olhar com gosto”.
Regina Silveira: linguagens visuais, fala sobre a artista mostrando sua residência e espaço de trabalho em São Paulo, onde reúne ampla documentação de sua produção artística. Depoimentos da artista expõem o percurso criativo vivido ao longo de sua carreira, comentando obras de diversos períodos e citando momentos decisivos de sua formação. Regina Silveira trabalha com diversas linguagens, como o desenho, a pintura, a gravura, as instalações e a mídia eletrônica, conclui falando da importância do desenho na concepção de tudo o que faz.
Carlos Fajardo: para todos os sentidos, mostra obras feitas por Fajardo entre 1968-2003, inicia com o artista paulistano em seu ateliê, para depois mostrá-lo discutindo instalação junto a seus alunos na ECA/USP. Fajardo fala sobre sua formação, enfatiza o desenho, cita os percursos na Escola Brasil e sua atuação como artista-professor. Trabalha também com a diferença entre desenho e pintura, e mostra a montagem da instalação na 25ª Bienal de São Paulo. Encerra, no ateliê, falando do uso da fotografia em suas obras.
As imagens de Rosângela Rennó, o enredo do documentário parece uma conversa intimista, de uma artista-fotógrafa que não necessariamente fotografa. É mostrada a história, formação e início da produção da artista: a apropriação de imagens fotográficas e sua ressignificação, expõe também o processo de Rosângela Rennó através de seus acervos, pesquisa e exploração. Aparecem, ainda, suas experiências com os vídeos Rosângelas e Vera Cruz.

Nenhum comentário: